Frank Ocean & Rosalía em: Um Leak Inignorável.

Na loucura que é viver em 2023, minha primeira reação ao ver algo que parece bom demais para ser verdade no mundo da música é pressupor que seja deepfake gerado por AI (ou por fãs extremamente dedicados). Mas o impacto do vídeo acima, ao menos enquanto ele estiver no ar, está para além do material em si - independente de como foi feito.

Eu jamais imaginei esse feat. E não é difícil entender porque: quando Frank Ocean lançou seu último álbum, “Blonde”, em 2016, Rosalía tinha sequer lançado seu debut, “Los Ángeles”, de 2017.

Enquanto Frank passou os últimos 7 anos cada vez mais distante dos olhos do público (e das prateleira das lojas de discos), Rosalía evoluiu de promessa do flamenco espanhol ao status de estrela do pop internacional. Um oceano (risos) os separa, aparentemente. Contudo, é uma colaboração que musicalmente, parece óbvia. Clara como água.

O vídeo de “Changes”, suposta faixa de Frank Ocean e Rosalía, vazado na madrugada de 02/05, é lindo, bem produzido, possivelmente caro, belo e interessante do início ao fim.

No entanto, o áudio está completamente abafado. Pra quem conhece o Frank de longa data, parece mais do que suspeito que esse “vazamento” não foi acidental.

A história mais confiável que se tem até agora, é que o diretor, que teria dirigido o clipe em 2019/20, vendeu o material via Discord, o que permitiu que o vídeo fosse divulgado. Mas isso não soluciona o dilema do áudio, que parece completamente com um daqueles vídeos pov: você está no banheiro de uma festa enquanto toca etc etc etc.

O áudio é tão ininteligível que eu não consegui nem identificar se A$AP Rocky e slowthai, que aparecem no vídeo, fazem parte da faixa. O que nos leva ao cerne da questão: onde fica o dilema ético no consumo desse material, se é que ele é pertinente aqui?

Considerando o tempo de espera dos fãs por qualquer lançamento de Frank; considerando o hype imediato que se forma ao redor de uma parceria entre dois artistas que surfam o mais alto escalão de influência na indústria atual; considerando que Frank conhece bem como funciona a cultura digital contemporânea, e brinca com ela com certa regularidade, lançando leaks via fakes… tudo isso me leva a pensar que, mesmo que Frank não tenha nada a ver com o vazamento, seria ingenuidade pensar que ele não o previa.

A decisão é pessoal e individual. No meu caso, irei apreciar cada segundo desse vídeo, porque tudo que sei sobre esses artistas que admiro tanto, me leva a crer que isso é exatamente o que eles querem que eu faça.

Anterior
Anterior

Crítica | As Deusas (1972)

Próximo
Próximo

outrahora ROOM: nossa festa de 6 anos! 🎉