Os 10 Melhores Episódios de How I Met Your Mother

Para comemorar a volta de “How I Met Your Mother” aos streamings no Brasil, com a entrada no Amazon Prime (patrocina nós Jeff Bezos), tentamos reunir os nossos 10 episódios favoritos da série nessa lista: Challenge accepted!


As características mais marcantes da série são a construção de personagens, que é responsável por carregar a trama por nove temporadas em que eles crescem, se decepcionam e mudam para melhor o que faz o público aproveitar mais o enredo; as técnicas narrativas bastante elaboradas, por ser uma série em que a história não se passa ao mesmo tempo em que ela contada, a narrativa de Ted causa o que eu chamo de Efeito Dom Casmurro, isto é, Ted, enquanto narrador, não nos mostra toda a história, ele narra pontos chaves a partir do seu próprio ponto de vista, o que permite saltos temporais para frente ou para trás e também possbilita histórias que se passem simultaneamente; por fim, a capacidade de misturar drama com comédia, que costuma funcionar muito bem porque a série desde o primeiro episódio nos convence a se importar com a história de Ted (Josh Radnor), Robin (Colbie Smulder), Lily (Alisson Hannigan), Marshall (Jason Segell) e Barney (Neil Patrick Harris). Essas foram as características que usamos como critério para escolher os episódios abaixo, essa lista vai ser Legen…

Wait for it..

dary! Legendary!


10 | GAROTAS VS TERNOS

girlsvssuits.jpg

Nesse episódio da quinta temporada temos duas histórias paralelas: Barney tenta ficar com a nova bartender do McLaren’s que odeia homens que usam terno enquanto Ted começa a namorar Cindy, uma aluna de doutorado da sua universidade que divide apartamento com a “Mother”. Esse é o primeiro e único episódio antes da última temporada que tem um pedaço da história envolvendo a mãe dos filhos de Ted, por mais que não conheçamos ela até o último episódio da oitava temporada.

Na outra ponta da história, temos um Barney que acabou seu relacionamento com Robin e passa a maior parte do tempo tentando voltar a ser o personagem que só pensa em maneiras de seduzir mulheres diferentes toda noite, como comentei, o fato dos personagens passarem por mudanças é uma das forças da série, em “Garotas vs Ternos” vemos ele em um dilema sobre mudar seu estilo de vida por uma pessoa que ele quer ficar.

Para terminar o episódio ainda contamos com um número de dança, semelhante aos clássicos musicias do cinema “Nothing Suits me Like a Suit”, que foi indicada a um Emmy além de ter figurado no Hot 100 do Reino Unido, da Austrália e do Canadá.


9 | REGRA DE PLATINA

platinumrule.png

Esse episódio marca o começo do relacionamento de Ted com Stella e é um ótimo exemplo de episódio de “How I Met Your Mother”, por mais que ele não pareça estar avançando em nada na série, na verdade estabelece algumas questões que se tornam úteis em outros momentos e é uma dessas brincadeiras criativas de storytelling que ocorrem eventualmente em “HIMYM”. Quando Ted conta para os amigos que terá um encontro com a dermatologista que removerá a sua famosa tatuagem de borboleta, os outros peronsagens tentam convencê-lo que não dá certo tentar se relacionar com pessoas que a gente é obrigado a ver como vizinhos, colegas de trabalhou ou a garçonete do bar favorito.

Isso é o que Barney chama de Regra de Platina: “nunca jamais de jeito nenhum você deve ‘amar’ o próximo”. Cada um dos personagens conta a sua história relacionada a isso seguindo os 8 passos descritos por Barney: Atração, Barganha, Submissão, Vantagens, Ponto de Inflexão, Purgatório, Confronto e Queda. O que torna esse episódio tão criativo é que as três histórias são tranversais, Robin conta seu caso com Curt “Ironman” o comentarista esportivo do telejornal que ela apresenta, um ano antes do episódio que vemos, dentro da história dela Marshall e Lily contam sua amizade com os Girards ainda um ano antes, quando Barney explica como o relacionamento entre ele e Wendy, a garçonete do McLaren’s deu errado.


8 | A NOITE PERFEITA (ou drumroll, please)

19084cf374e1a978a6f19116e1efb921.jpg

Falando em episódios que apresentam relacionamentos de Ted, “A Noite Perfeita”, na primeira temporada, é quando conhecemos Victoria que os criadores já admitiram que se não renovassem o contrato da série para a segunda temporada, acabaria sendo a “Mother”, outro fato marcante desse episódio é que pela primeira vez Robin finalmente admite que está apaixonada por Ted para Lily. O episódio se passa após o casamento de Claudia e Stuart, em que Ted e Robin iriam juntos, mas ela acaba desistindo ao ser chamada como âncora no telejornal do canal em que trabalha. Após o casamento restam duas perguntas: quem é a garota misteriosa que Ted passou a noite junto e quem fez o delicioso bolo?

Promovendo algumas das cenas mais marcantes da temporada, esse episódio provavelmente é o primeiro grande momento dramático da série, apresentando a primeira das namoradas de Ted e também, a dinâmica entre ele e Robin durante boa parte da série em que parecem não conseguir se amar durante os mesmos períodos. E a história do romance sem sobrenomes, sem beijos, torcendo para que nada possa estragar a perfeição do momento entre Ted e Victoria é a típica poesia (um tanto piegas) de comédia romântica que sustentou “How I Met Your Mother” por nove anos.


7 | APOSTA DO TAPA

01380cb873ff027287283b39b3dda70c.jpg

Um dos episódios mais icônicos de “How I Met Your Mother”, responsável por duas piadas recorrentes da série inteira: Robin Sparkles e slap bet. A história gira em torno do passado de Robin, quando ela diz que não vai em shoppings. Barney e Marshall apostam o motivo e o vencedor pode dar um tapa o mais forte que conseguir na cara do outro. A resolução, quando descobrimos a carreira de Robin como Estrela teen no Canadá, autora do hit “lets go to the mall”. É um dos momentos mais engraçados da série, frequentemente lembrado pelas revistas de televisão com um dos melhores episódios de TV dos últimos anos.


6 | DEZ SESSÕES

10.png

Já falamos do primeiro episódio que Ted fala sobre Stella, mas em “Dez sessões” é a quando conhecemos a personagem interpretada por Sarah Chalke, médica que removerá a tatuagem feita pelo protagonista em “Wait for It”. Acompanhamos desde a primeria visita dele ao consultório, que acontece antes do episódio “Regra de Platina” e as 10 sessões de remoção, em que Ted tenta convencer Stella a aceitar ir a um encontro com ele. Durante essas 10 semanas temos idas e voltas, quando descobrimos que Barney e Marshall foram ao consultório para ver Stella e a visita deles vai interferindo na história que Ted nos conta. Ao final das 10 sessões, Ted recebe um não da médica e decide fazer um dos seus grandes gestos romanticos, nos dando um dos momentos mais fofos da série: o encontro de dois minutos, cena gravada em um plano só.

Participação especial de Britney Spears como Alan (quem é Alan?) ou Abby (achei que você tinha dito Alan), papel que retornará para mais um episódio na temporada.


Como há de ser, nosso top 5 episódios de “How I Met Your Mother” são alguns dos momentos mais tristes da série, vem chorar com a gente…

Por que eu estou constantemente procurando motivos para não ser feliz?
— Robin Scherbatsky

5 | A BATIDA DO RELÓGIO

tickticktick.jpg

Tick, Tick, Tick…

Mais um da lista de roteiros brilhantes em “How I Met Your Mother”. O tema central do episódio é o tempo, o do relógio, o do calendário, o de fazer as coisas que devemos e a nossa própria relação com ele. Dividido em duas linhas narrativas: Ted, Marshall e Lily vão a um show que iam quando eram mais jovens enquanto Barney e Robin lidam com o fato de terem traído seus namorados, respectivamente Nora e Kevin, um com o outro, em um barco em que os dois casais estão juntos.

Ted e Marshall tentam recriar o seu tempo de juventude e comem sanduíches a marinara antes do show, lá dentro se perdem ao procurar Nachos, dão voltas e voltas dentro da arena e se preocupam a perceber como o tempo está passando para eles. Claro que depois descobrimos que era só o efeito da Marina e concluem que na verdade há tempo o suficiente para aproveitarem a vida ainda.

Na outra ponta, Barney percebe que ainda é apaixonado por Robin e combina com ela de os terminarem seus relacionamentos quando saírem do barco para depois reatar seu relacionamento. Quando os dois se dão conta que erraram o tempo de fazer isso, Barney segue em frente e termina com Nora, mas Robin não tem coragem de fazer o mesmo… resultando no segundo mais longo da vida de Barney.


4 | OS VIAJANTES NO TEMPO

travellers.jpg

Durante a sentimental oitava temporada, “Os Viajantes no Tempo” parece um episódio normal de “How I Met Your Mother” e só nos seus últimos cinco minutos ele entrega um dos momentos mais tristes da série inteira.

Robin e Marshall brigam pela autoria de um drinque no bar e Barney invoca Barney e Ted do futuro para convencer Ted do presente a ir assistir “Robôs vs Lutadores: Lendas”. A discussão entre clones de diferentes períodos de tempo continua, enquanto Ted fica indeciso na mesa do McLaren’s, até que o narrador percebe que aquele momento já tinha acontecido.

Ted está sozinho enquanto seus amigos estão encaminhando suas vidas, o narrador fala sobre como gostaria de ir atrás da “mother” já naquele momento e ganhar 45 dias a mais com ela (antecipando o trágico final da série, inclusive).


3 | COMO SUA MÃE ME CONHECEU

hymmm.jpg

Na chata nona temporada já conhecemos Tracy, não só nós, mas Barney, Lily, Robin e Marshall também tiveram seus momentos individuais com a personagem. Parece que só Ted que ainda não a conhece.

Nesse episódio, o mais bem avaliado no IMDB da série inteira, acompanhamos a vida de Tracy desde o começo da série até aquele episódio, para conhecermos a personagem que passou tão perto de Ted algumas vezes e como ela chegou até ali.

Particularmente considero esse episódio como o momento chave para entender o tão polêmico final da série. Ao entendermos a vida de Tracy, fica mais fácil assimilar que tanto ela quanto Ted não podiam ter a família que queria com quem mais amavam, o amor que eles encontram no último episódio é também o amor por o que um está disposto a dar para o outro, e ao final da série os dois estão livres para voltar aos seus grandes amores.


2 | MÁS NOTÍCIAS

maxresdefault.jpg

Talvez o episódio mais triste de “How I Met Your Mother”.

Marshall e Lily tentam saber porque não conseguem engravidar e Marshall acaba achando que a culpa é sua.

Ao fim do episódio descobre que pode ser pai e logo após perde o seu.


10 Menções Honrosas: Novas Opiniões (01x04); O Par Perfeito (01x07); Café da Manhã (02x03); Woo Woo (04x08); Murtaugh (04x19); Playbook (05x08); Blitzgiving (06x10); Legendaddy (06x10); O Apicultor em Chamas (07x15) e Outono dos Términos (08x06).


1 | A PÁGINA FINAL

1-49.jpg

É até difícil de explicar o quanto essee episódio é sensacional… Um episódio duplo que funciona como o coração da série, fala sobre superar o passado, traz um Barney muito diferente daquele que começou a série, enfrentando uma dificuldade que poucas séries de comédia têm coragem, mudar o personagem que funciona em arquétipo para que ele possa sair da série melhor.

Quando percebemos que Barney enganou até a audiência para pedir Robin em casamento, esse é o tipo de qualidade singular que “How I Met Your Mother” é capaz de fazer. Ted tem um dos melhores arcos dele durante toda série. Na primeira parte do episódio aprende como superar os problemas que teve no passado e na segunda metade aplica isso a sua relação com Robin, o que faz os dois terem um momento de genuíno carinho e amizade.

“A Última Página” tem todas qualidade de “How I Met Your Mother”, por isso é o escolhido para representar o carinho que nós sentimos pela série.


(Hey, você que chegou até aqui, gostou do texto? Não deixe de comentar para sabermos o que achou! Outra coisa! O Outra Hora é um site totalmente independente, feito pelo amor de seus colaboradores com a arte, mas se você gostar do nosso conteúdo e quiser nos apoiar, não deixe de conferir nossa página no apoia-se! E caso não tenha condições de contribuir financeiramente, saiba que apenas o clique em nossas postagens já é de muita ajuda, e não deixe de nos seguir nas redes também!)

Anterior
Anterior

Crítica | Homem-Aranha

Próximo
Próximo

Crítica | O Melhor Está Por Vir